O "bico mole" da Red Bull

Recebi essa reveladora imagem por e-mail da leitora Mariana Tomellino de Apucarana, Paraná. Repare como o carro, ao passar pela zebra, permanece estável e seu chassis absolutamente duro, estável, mas sua asa dianteira e bico balançam bastante. As extremidades da asa balançarem é até normal, se pensarmos que que suas extremidades estão muito distantes do ponto de fixação central, ainda mais a Red Bull que inventou o conceito das asas dianteira flexíveis como vimos em 2010/11.
Image
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Mas a grande novidade nessa imagem em slow motion é o bico do carro do RB8 oscilar para cima e para baixo tão fortemente – repare na parte amarela e nos suportes laterais das câmeras e como dali para trás não há movimento algum.

ImageIsso não se dá por folga ou má fixação da peça, mas sim porque porque o bico do carro foi projetado para atuar dessa maneira verticalmente “mole”, exatamente para que nas retas, quando o ar em alta velocidade faz pressão para baixo na asa dianteira, o conjunto inteiro, asa e bico, se desloque para baixo aproximando-se do asfalto para tornar o carro mais eficiente aerodinâmicamente. No lento sacudir da zebra isso ficou evidente.

Nessa outra imagem que achei na internet, vemos a equipe trocando o bico de Vettel após ele tocar Bruno Senna. Independente desse ser o bico novo ou o avariado, notem quando o mecânico, com sua mão direita, segura o bico que parece ser feito de borracha de tão “macio”. Ele ele é mole mesmo!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe seu comentário!